A evolução das tecnologias de monitoramento ambiental vem acompanhada da evolução das tecnologias de publicação e visualização de dados online.
A Oceanauta está sempre buscando acompanhar essa evolução de forma a oferecer aos seus clientes o suporte mais avançado em tecnologias de monitoramento ambiental.
O desenvolvimento de redes para distribuição e publicação online de dados de diversos tipos de sensores é algo que está se tornando comum, conhecido mundialmente como IOT (Internet of Things), ou Internet das Coisas.
Uma rede desse tipo vem sendo desenvolvida de forma comunitária pela The Things Network. Através dessa rede comunitária a Oceanauta é capaz de transmitir dados de sensores remotos e publicar em sites de internet, como no exemplo apresentado a seguir.
O gráfico abaixo mostra o nível d’água de um reservatório em tempo real através de um sensor ultrassônico que transmite dados via rádio de longa distância com baixo consumo de energia LPWAN (Low Power Wide Area Network) com tecnologia LoraWan. Ao serem recebidos pelo ponto de acesso (ou gateway) esses dados são distribuídos na internet através da rede The Things Network.